segunda-feira, janeiro 02, 2006

Zacatraz

As Origens

"Muitos antigos alunos interrogam-se sobre a origem do "Zacatraz". Quando ainda era vivo Diogo Neff Sobral (246/1903) contou a história seguinte, sujeita a confirmação, pois não estava certo da sua veracidade:

Quando Neff Sobral já era aluno do Colégio Militar, foi Lisboa visitada por uma escuna francesa denominada Zacatraz e que trazia a bordo alguns guardas-marinhas, tirocinantes, espanhóis. Houve um jantar a bordo, para o qual foram convidados alguns oficiais portugueses e um pequeno grupo de Meninos da Luz. A comida era óptima e o vinho ainda melhor. À sobremesa foi servido um Porto de qualidade excepcional, oferta dos militares portugueses, que foi altamente apreciado e largamente bebido. Um oficial francês discursou e, no final, à falta de melhor gritou três vezes. Zacatraz, Zacatraz, Zacatraz, no que foi correspondido pelos tirocinantes espanhóis por vibrantes Olés, gritados por várias vezes. A euforia atingira o máximo e, então o comandante do barco, para acabar com a gritaria, levantou-se solenemente e brindou: À votre santé. Parece que os Meninos da Luz apreciaram aquela gritaria toda e adaptaram-na para outras jantaradas, mas, para rimar com o olé, passaram a dizer à votre santé, abrindo bem o é para rimar com olé. Fantasia? Verdade?"

Si non é vero é ben trovato.

Carlos Vieira da Rocha (189/1929)

Pela leitura deste texto verifica-se que certezas poucas há e para ajudar à confusão relato uma outra versão já ouvida de mais do que uma fonte, com enquadramento semelhante à anterior mas com um cariz diferente do protagonismo assumido pelos diversos intervenientes:

"A história passa-se igualmente no porto de Lisboa a bordo de um navio da Marinha de Guerra Francesa, visitado por uma delegação do Colégio.

Os pormenores da recepção a bordo não são conhecidos e para o caso são irrelevantes.

Quando a visita terminou e os Meninos da Luz se preparavam para deixar o navio foram saudados pela guarnição com o grito de saudação daquela unidade militar. Apanhados de surpresa e não havendo, ao tempo, nada de tradicional nesta matéria, consta que um dos elementos da comitiva do Colégio, porventura mais expedito, olhando para o nome do navio gritou por três vezes: Zacatraz, Zacatraz, Zacatraz, tendo sido secundado, em traz traz e, em seguida, a homenagem ao jeito de despedida aos anfitriões do navio francês, Allez allez à votre santé.

Existem algumas teorias de que o Zacatraz só aparece após 1918 o que, a verificar-se, inviabiliza a veracidade das versões antes referidas que se situam por volta dos primeiros anos do Século XX.

Cerca de 1949, tanto quanto é possível afirmar com rigor, terá sido introduzido o Ala Ala arriba provavelmente, segundo conceituada opinião, para contrariar o galicismo do allez allez à votre santé."

Gonçalo Salema Leal de Matos (371/1949)

A Concretização

Este grito de saudação é proferido de forma rápida e com força como quem grita um grito de guerra e pela seguinte ordem, que constitui a junção de três séries de elementos, a solo e em coro, de que resulta uma forma característica, cheia de alegria e juventude:

.......Grito .........................................Resposta Geral

... ZACATRAZ

.......ZACATRAZ

.............ZACATRAZ ..........................TRAZ; TRAZ (3 vezes)

....ALA, ALA ........................................ARRIBA (2 vezes)

....ALLEZ, ALLEZ

.......À VOTRE SANTÉ ..............................ALLEZ (1 vez)

A Simbologia

O "ZACATRAZ" é o grito de saudação com que se festeja qualquer acontecimento importante, no Colégio ou fora dele; é como que um brinde que distingue quem frequentou ou frequenta o Colégio Militar.

Neste grito estão contidos o sentimento e a alma dos "Meninos da Luz". Por isso, é para ser proferido e acompanhado com vibração e entusiasmo, mas igualmente com solenidade e respeito.

Não se deve abusar da sua repetição; este profere-se por exclusiva vontade dos alunos em ocasiões importantes ou saudando pessoas e factos relevantes.

Free Counters
Free Hit Counters